Quanto mais você demora, melhor precisa ser sua resposta – #ChapolinChallenge continuação

dominos e chapolin sincero doando pizzas para moradores de rua

Há alguns dias escrevi um post sobre estar atento às oportunidades como estratégia de crescimento e contei o caso da Domino’s e Chapolin Sincero. Ao final, a Domino’s desafiou os concorrentes.

Eis que 2 deles responderam.

Com um pouco de delay? Sim, claro – o que já torna bem diferente do estudo analisado originalmente. O mais interessante está que gerou respostas diferentes e os resultados seguiram o mesmo caminho.

A Pizza Hut – concorrente direto da Domino’s entrou na brincadeira. Fez pizzas e na entrega disse que “chamou a turma toda” – havia gente fantasiada de Chaves, Chiquinha, Quico e o próprio Chapolin, claro.

Chapolin Challenge e Pizza Hut
resposta da Pizza Hut ao #ChapolinChallenge

O que a Pizza Hut fez no #ChapolinChallenge?

Fez mais do mesmo que a Domino’s – em estratégia, chama-se “seguir o hype”. Porém, para você “seguir o hype” você precisa agir ENQUANTO está no hype. E a resposta levou alguns dias.

Resultado?

Ganho de seguidores da Pizza Hut no #ChapolinChallenge

No dia, ganhou pouco mais de 1400 seguidores, porém, num modelo de crescimento-padrão de 400/dia, o ganho foi de 1000.

O segundo concorrente no #ChapolinChallenge

O McDonalds também levou alguns dias para entrar na brincadeira, mas teve um resultado completamente diferente.

resposta do McDonalds ao ChapolinChallenge

A resposta do McDonalds foi completamente diferente da Domino’s em absolutamente tudo e, acima de tudo, vendeu a marca e suas ações.

  • Não usou a imagem do Chapolin ou sua turma, mas a de um funcionário que já esteve em situação de abrigo e recebeu a oportunidade de mudar de vida, porque a marca faz parte do programa Jovem Aprendiz
  • O McDonalds usou a mensagem de que o trabalho social deve ser levado todos os dias e não só num desafio aleatório, citando diversos trabalhos sociais constantes da marca.
  • Levou moradores de rua para não precisarem comer na rua, mas com mais estrutura como clientes McDonalds

Resultado?

Resultado em número de seguidores do McDonalds no #ChapolinChallenge

Isso nos trás de volta ao enunciado: quanto mais você demora, melhor precisa ser sua resposta. O McDonalds demorou tanto quanto a PizzaHut (até um pouco mais, porque foi no dia seguinte), mas sua resposta teve muito mais impacto ao mostrar que a marca já faz o trabalho social (tema do impacto) sem precisar ser desafiada.

Vendeu a marca e todo seu valor agregado, reativou o hype e gerou engajamento.

Cuidado para sua marca não ficar tão focada em hypes que acaba se tornando apenas uma propagadora de memes. Sua marca precisa ser muito mais para gerar resultado como já expliquei.

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